
Gustavo P. Santana
Fisioterapeuta Osteopata
CREFITO 4/45906F
Em trecho do livro "Osteopatía: una ahuda para tu hijo", Christoph Newiger e Bisgit Beinborn, dão uma execelente definição do que é Osteopatia:
"O principio da Osteopatia é simples: Vida é Movimento. Se algo está vivo, ele se move. Isso serve tanto para nós seres vivos, quanto para cada estrutura de que nosso corpo é composto. É como nós viramos a cabeça, fechamos os olhos, nossos corações bombeiam sangue pelo corpo ou os movimentos peristálticos do intestino empurram o bolo alimentar através do seu próprio interior.
Cada uma das estruturas do nosso corpo vive, tem a capacidade de se mover e se move. Se uma estrutura está em disfunção, seus movimentos mudam. A amplitude, direção, ritmo ou tensão se mostram alteradas. A Osteopatia usa esta conexão, porque reconhece distúrbios funcionais desde a base dos movimentos alterados em cada uma das estruturas."
Podemos dizer então que a Osteopatia é um sistema de cuidados com a saúde em que o terapeuta utiliza de recursos manuais (suas mãos) para buscar a causa da dor ou doença e utiliza de técnicas com objeto de restabelecer o equilíbrio do organismo.
O tratamento osteopático consiste em técnicas manuais onde o terapeuta restabelece o movimento adequado de cada parte do corpo retirando obstáculos que podem dificultar o restabelecimento da saúde do individuo.